Governo mexicano abre suas fronteiras para a carne bovina brasileira, anuncia o periódico El Norte um diário distribuído em Monterrey, Nuevo León e Cidade do México. A intenção dos mexicanos é aumentar a oferta de carne bovina no país, buscando redução de preços.
O México é também um dos grandes compradores de carne de frango do Brasil e a poucos dias atrás firmou contratos para importar a carne suína brasileira. Os mexicanos estão entre os 10 maiores compradores da soja brasileira e também importam óleos brutos de petroleo
Na importação da carne bovina brasileira serão escolhidos 14 estados brasileiros que hoje livres da vacina contra febre aftosa e Minas Gerais deverá fazer parte desse bloco.
Inicialmente os mexicanos não comprarão com cotas pré estabelecidas, mas membros do Ministério da Agricultura daquele país garantem que o mercado merece ser bem observado.
Milho transgênico
A cerca de 2 meses o governo mexicano decretou a proibição do milho transgênico para consumo da população, entrando em choque com os Estados Unidos e Canadá porque há um acordo comercial entre os 3 países que foram a América do Norte.
Milho transgênico só entra no México para fábrica de ração animal. o país, segundo o governo, produz milho não transgênico para consumo da população. Do volume de milho produzido pelos Estados Unidos, 90% são transgênicos.