Ouvindo...

Dia internacional do Macarrão

Dia 25 de outubro foi instituído pelos italianos, em 1995, em Roma, o Dia Internacional do Macarrão

A data em comemoração ao macarrão foi instituída na Itália

O Macarrão é uma simples mistura de farinha de trigo e ovos e a cada dia cria-se um novo formato de um novo prato. Surgiu na China, segundo histórias, há 2.500 anos Antes de Cristo (A.C.)

Um dos pratos mais democráticos do mundo com passaporte liberado para todas as mesas do planeta, independentemente do que diz a política ou a religião. Os cortes do macarrão também são os mais variados com massas longas, curtas, em espiral, ovaladas e pôde-se comê-las secas e frescas.

Para o seu cozimento basta água fervendo e nada mais. Depois fica a critério de cada um a composição do prato. Os Estados Unidos são os maiores consumidores, depois vem a Itália e em terceiro lugar o Brasil. Aqui comemos um milhão e trezentas mil toneladas/ano. Em 2022, essa marca pode ser superada porque o macarrão muitas vezes substitui também a carne que está muito cara.

O Brasil passou a comemorar o Dia Internacional do Macarrão em 1998, iniciativa de vários restaurantes e da Associação Brasileira das Indústrias de Massas (ABIMAPI). Estados Unidos, Mexico, Turquia e Alemanha também comemoram essa data.

Outras datas envolvendo massas são comemoradas. Dia do espaguete, 4 de janeiro e dia da lasanha, 29 de julho.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo e um dos grandes exportadores também. Esse ano de janeiro a agosto a arrecadação brasileira em exportação de massas chegou a 13 milhões e 300 mil dólares, uma receita superior em 9% em relação ao ano passado.

Além dos Estados Unidos, um de nossos maiores importadores de massas alimentícias brasileiras, a República Dominicana e vários países da América do Sul buscam as massas por aqui, gerando também mais de 100 mil empregos diretos no setor.

NOTA 1

Polícia Rodoviária Federal apreendeu na Br-040, estado do Rio de Janeiro, 61 papagaios transportados no porta-malas de um veículo. 55 papagaios estavam amontoados em embalagens plásticas apresentando alto nível de estresse. Os outros seis papagaios eram filhotes ainda sem penas e estavam numa caixa de papelão debaixo de um dos bancos.

O motorista informou que pegou os animais em Montes Claros e que receberia mil reais pelo transporte.

Os animais foram recolhidos e o motorista assinou um termo de responsabilidade comprometendo-se a comparecer em juízo.

Uai!!! Não foi preso por quê???

Não entendo mais nada sobre o que se pode fazer ou não fazer no Brasil!

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.