A projeção da safra global de grãos em 2022/23 gira na casa de 2 bilhões, 256 milhões de toneladas, número que superaram a última safra que produziu 2 bilhões, 291 mil toneladas.
A projeção de grãos no Brasil, somente milho e soja, alcança 308 milhões de toneladas ou seja já estamos chegando aos 14% da produção mundial de grãos, se aproximando de 15%. Então, já alimentamos bem mais de um bilhão e cem mil pessoas na terra.
Aí não entram as carnes de boi, frango e porco, frutas diversas, feijão, o trigo que tem aumentado muito a produtividade pois esta sendo lançado o trigo de cerrado, uma semente produzida pela EMBRAPA que da resistência a planta mesmo ela sendo de clima frio.
Não se esquecendo do algodão sobre o qual o Brasil se posiciona entre os 5 maiores produtores mundiais, sendo o primeiro na produtividade em sequeiro. Outro detalhe importante é que já ocupamos a primeira posição mundial na produção de algodão sustentável.
De uma coisa o agricultor brasileiro está certo: não falta fertilizantes e nem pesticidas. Tudo chegou ao Brasil dentro do prazo como informou a ex-ministra Tereza Cristina numa de suas viagens ao passar pelo Canadá.
Os preços vieram de forma assustadora mas tiveram razoável redução, agora está tudo estabilizado e a queda de preços continua de uma forma mais amena.
Nas últimas 5 safras o agricultor brasileiro teve um custo superior entre os grandes produtores mundiais, mesmo assim tivemos preços concorrendo de igual para igual no exterior e até a vinda da pandemia não nos preocupávamos com inflação.
Hoje o custo para se produzir um hectare de soja será de aproximadamente 9 mil reais, levando-se em conta que o produtor tenha todos os maquinários a sua disposição. Caso contrário esse custo pode chegar ate 11 mil reais variando de região para região.
O milho já obedece uma escala diferente. A soja não precisa de nitrogênio e o milho não produz sem ele. O nitrogênio vem do gás natural e a Rússia tem um bom domínio na produção mundial. Fica um pouco mais caro.
O importante é que mesmo com pandemia, guerra e inflação o produtor que andou meio assustado mas não desistiu. Continua firme em busca de novos recordes mundiais de produção! O mundo depende de nós, só não vê quem torce contra o Brasil!
Notas:
1 - As quadrilhas que andam roubando transformadores da rede elétrica precisam ficar mais bem informadas. Se vocês procuram o metal cobre, eles não existem mais nos transformadores atuais, só tem alumínio que para ladrāo não teve valor compensatório.
2 - O IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - publicou projeções para o agronegócio brasileiro 2022/23. A Agropecuária nacional deve subir para 10,9% no PIB por causa do crescimento principalmente da soja e milho e das carnes de boi, frango e porco. E não podemos deixar de fora o café, cana-de-açúcar e o trigo.