Quando você resolve emagrecer ou aumentar a massa muscular frequentando uma boa academia, alguns profissionais logo logo fazem a indicação do whey protein para acelerar o processo.
Você pode encontrá-lo sem nenhum embargo nas mais diversas lojas do ramo e o atendimento sem receituário é feito diretamente pelo vendedor, geralmente um camarada bem sarado escolhido a dedo para impressionar.
Dias atrás levei minha filha a uma loja para a escolha de um whey protein, e o atendente muito atencioso deu um show de informações técnicas e científicas sobre o produto. Falou sobre as novidades do mercado, as tendências futuras e sobre os milagres do suplemento alimentar.
Num pequeno intervalo da exposição do produto perguntei a ele: mas o que realmente é o whey protein, provém do que para ser tão eficaz?
Resposta imediata, sem vacilo e quase convincente se não tivesse sido dada a uma pessoa que nasceu vendo os porcos e os bezerros da fazenda sendo tratados com whey protein. Só que naquela época não tinha embalagens coloridas, chamativas e muito menos código de barras.
Era um produto carregado em um balde e colocado nos bebedouros para que os porcos pudessem se alimentar com um produto que na época era sem muita utilidade, porque não tínhamos a capacidade de processamento industrial que hoje existe. A sobra jogava-se fora! Os bezerros também se beneficiavam do whey protein só que em menor quantidade por causa da lactose que poderia, em excesso, acarretar fortes diarreias.
Sintetizando: whey é tradução de soro de leite. Protein é proteína.
Então estamos usando de forma isolada, concentrada ou pura a proteína do soro do leite, em português tudo escrito com letras minúsculas.
No meio da crise do leite foram encontrados em supermercados produtos à base de soro do leite e foi um escândalo!!! Soro do leite para crianças, que absurdo!!! Só que o assunto morreu, mais uma prova que houve precipitação e desinformação. Quem riscou o fósforo não conseguiu explodir a bomba. Existem riscos de produtos serem criados sem autorização legal para iludir as pessoas? Claro que sim! Mas naquele momento o vilão era o soro do leite muito utilizado para a formulação de vários lácteos. Então, repercutiu!
Os usuários de whey protein de academia devem se preocupar um pouco mais com a qualidade dos produtos, por isso é de suma importância sempre consultar um profissional da alimentação.
A própria Anvisa tem tirado com frequência varias marcas do mercado.
No dia 30 de junho passado 20 marcas de suplementos alimentares foram notificadas pela Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor - órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A denuncia falava sobre produtos que não obedeciam os percentuais de tolerância da ANVISA.
Não é porque os porquinhos estão bebendo Whey Protein Country é que você vai deixar o seu de lado. É só tomar cuidado com as indicações.