Ouvindo...

A tensão no mercado financeiro dos Estados Unidos

Desde a última sexta, os fatos foram nos remetendo ao que houve em 2008, quando tivemos uma grande crise financeira, que começou com a quebra do banco Lehman Brothers

Um início de semana tenso para o mercado financeiro global. Após um final de semana em que o Banco Central americano não parou. Não parou para garantir a tranquilidade nesta segunda-feira.

Desde a última sexta, os fatos foram nos remetendo ao que houve em 2008, quando tivemos uma grande crise financeira, que começou com a quebra do banco Lehman Brothers.

O que poderia ser uma corrida aos bancos nesta segunda, se transformou em um dia de calmaria, por enquanto, com o Banco Central americano garantindo um depósito dos correntistas Silicon Valley Bank (SVB) e também do Signature Bank, um banco de Nova York, mais ligado aos escritórios de advocacia.

Confira a análise completa do cenário no vídeo abaixo:

Rita Mundim é Mestre em Administração, Especialista em Ciências Contábeis pela FGV e em Mercado de Capitais pela UFMG, economista pela UFMG, professora da Fundação Dom Cabral. É tambem CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) e Administradora de Carteiras de Valores Mobiliários (CVM). É membro do Conselho de Política Econômica da FIEMG.
Leia mais