Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético x Millionarios: o que podemos esperar do confronto?

Galo vai até a Colômbia em busca de uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores

Hulk é o grande craque do Galo, peça fundamental em mais um confronto da Libertadores

A próxima quarta-feira será de Libertadores para o Galo. O adversário da vez é o Millionários, clube colombiano que eliminou o Universidad Católica na fase anterior. O confronto é cercado de expectativas, afinal, quem sair vitorioso chegará, finalmente, à fase de grupos da Libertadores.

Mas o que esperar do duelo entre os times? O Atlético entra como favorito. Tem um elenco coletivamente mais forte, e conta com jogadores de alto destaque individual e que, a qualquer momento, podem definir a partida - em especial o atacante Hulk. Pesa contra, o fato do time ainda estar em processo de adaptação ao estilo de jogo do novo treinador, buscando ainda maior entrosamento.

Apesar de ser uma equipe mais qualificada, o Galo não terá “vida fácil”. Diferentemente do Carabobo, que o Atlético eliminou na segunda fase, o Millionarios é uma equipe tradicional da Colômbia, já acostumado a disputar a Libertadores e que terá ao seu lado o apoio de milhares de torcedores. A tendência é que o estádio El Campín esteja lotado. E por lá o time do Millionarios mantém 100% de aproveitamento nesta temporada, com três vitórias em três jogos.

Um cenário bem diferente do que o Galo encontrou contra a equipe venezuelana há alguns dias, que jogou com o campo praticamente vazio, e nunca passou, sequer, da fase preliminar do torneio. Dá para dizer, de certa forma, que o Atlético vai estrear na Libertadores, de fato, nesta semana.

Sobre os valores individuais, o Millionarios conta com um zagueiro que disputou a última Copa do Mundo. Trata-se de Juan Vargas, defensor da Costa Rica e que marcou, inclusive, um gol contra a Alemanha na fase de grupos. No meio-campo, destaque para Daniel Catanõ, de 31 anos, que é o principal articulador da equipe.

Lá na frente, atenção com o ponta Óscar Cortez, que atua pelo lado direito. Com só 19 anos, é um jogador veloz, habilidoso, e que esteve com a seleção colombiana no Sul-Americano sub-20, disputado recentemente. Ainda no ataque, a grande esperança de gols do Millionarios é Leonardo Castro, que já marcou 3 gols em 4 jogos em 2023.

No duelo dos técnicos, Coudet e Gamero chegam para o jogos com situações diferentes.

O treinador do Galo só comandou o time em 10 jogos até agora, ainda está acertando a equipe, vivendo o início do seu trabalho no Atlético. Do lado do Millionarios, o cenário é de continuidade. Gamero está no cargo desde 2020, conhece bem o elenco e foi campeão da Copa Colômbia na temporada passada.

Para o duelo de 180 minutos contra o Millionarios, o Galo vai precisar mostrar mais consistência do que apresentado até agora. Precisa ser um time intenso, agressivo na marcação, e agudo no campo ofensivo. Precisa também estar com o emocional equilibrado, a fim de suportar a pressão que virá das arquibancadas.

Além disso, para se classificar o Atlético vai precisar de todos os seus principais jogadores, e não somente do atacante Hulk. O camisa 7 continua sendo a grande esperança de gols do Galo, mas é fundamental que Edenílson, Paulinho, Patrick e Zaracho (caso o argentino vá para a partida) também chamem a responsabilidade e se apresentem para o jogo.

Apesar do nível de enfrentamento aumentar contra o Millionarios, o Galo ainda é o favorito e tem a responsabilidade da classificação. Foi um time montado para brigar pelo título da Libertadores e não para sucumbir antes mesmo da fase de grupos.

Tomara que na quarta-feira esse também seja o pensamento de todo o time, para que o Atlético possa se impor dentro de campo e encaminhar a sua classificação.

Nathália Fiuza é comentarista da Rádio Itatiaia e escreve diariamente aqui.