Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Por que um Cirurgião Plástico precisa de 11 anos de estudos?

Entenda os processos e a importância deles

Cirurgia plástica

Cirurgia plástica

Freepik

Por que um Cirurgião Plástico precisa de 11 anos de estudos?

No Brasil, a formação de um cirurgião plástico é extensa e rigorosa, compreendendo várias etapas. Aqui está um panorama geral do processo:

  1. Graduação em Medicina:

Duração: 6 anos.

Primeiramente, o indivíduo deve completar o curso de Medicina, onde irá adquirir conhecimento amplo em diversas áreas médicas.

  1. Residência em Cirurgia Geral:

Duração: 2 anos (mínimo).

Após se formar em Medicina, o médico deve realizar uma residência médica em Cirurgia Geral, que é pré-requisito para a especialização em Cirurgia Plástica.

  1. Residência em Cirurgia Plástica:

Duração: 3 anos.

Uma vez completada a residência em Cirurgia Geral, o médico precisa fazer uma segunda residência, desta vez em Cirurgia Plástica, onde vai aprender as técnicas e procedimentos específicos dessa área.

  1. Título de Especialista:

Depois de concluir a residência em Cirurgia Plástica, o médico pode então prestar o exame para obtenção do título de especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Resumo do Tempo Total:
  • Graduação em Medicina: 6 anos.

  • Residência em Cirurgia Geral: 2 anos.

  • Residência em Cirurgia Plástica: 3 anos.

  • Total: 11 anos (mínimo).

Atualizações e Educação Continuada:

Mesmo após a obtenção do título de especialista, os cirurgiões plásticos frequentemente participam de cursos, congressos e outras formas de educação continuada para se manterem atualizados nas técnicas mais recentes e melhores práticas em sua área.

Lembrando que esses são os requisitos mínimos e muitos médicos podem optar por realizar mais anos de estudo, pesquisa, subespecializações, ou treinamentos adicionais, dependendo de seus interesses e objetivos profissionais.

Cirurgiã Plástica mineira, radicada em São Paulo. Especialista em cirurgias estéticas, faciais e corporais. CRM: 106.491 / RQE: 25827
Leia mais