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Brasileiro investe menos em tecnologia em 2022

A venda de dispositivos cresceu 12% em 2021 e a perspectiva é de 2% em 2022

Robô aspirador é um dos itens mais desejados

Se em 2021 vimos um aumento de 12% na venda de dispositivos tecnológicos, este ano a expectativa é bem menor segundo estudo divulgado pela Gfk. A perspectiva é de crescimento 6x menor do que no ano anterior, ou seja, apenas 2%.

A desaceleração não é uma exclusividade do Brasil. Outras regiões do mundo, como a América do Norte e mesmo toda a América Latina apresentaram baixo crescimento, tendo números que variam entre 1% e 2%.

Os principais motivos apontados pelo estudo são dois. Em primeiro lugar a recessão, que vem diminuindo a confiança dos consumidores e fazendo com que elas adiem compras maiores. E o segundo motivo é o aumento da inflação, que encarece os produtos e torna-os inacessíveis ou menos possíveis para uma parte da população.

Com isso, as pessoas têm buscado investir apenas em produtos de tecnologia que elas acreditam que vão facilitar o seu dia a dia. No Brasil, essa busca pode ser traduzida em 3 artigos principais: air fryer, vaporizadores de roupa (para passar roupa sem mesa de apoio) e aspiradores robô.

Tiago Belotte escreve às sextas-feiras sobre tecnologia