Itatiaia

MDB faz substituição na chapa para o Senado em Minas

Empresário do agro será substituído por presidente do MDB Afro no estado

Por
Arcanjo Pimenta (à esquerda) ao lado do presidente estadual do MDB, o deputado federal Newton Cardoso Jr.
Arcanjo Pimenta (à esquerda) ao lado do presidente estadual do MDB, o deputado federal Newton Cardoso Jr.

O MDB vai substituir um dos candidatos ao Senado em Minas Gerais. O empresário do agro, Paulo Roberto, de Capinópolis, no Triângulo Mineiro, deve ser substituído por Arcanjo Pimenta, presidente do MDB Afro no estado.

 

Pimenta é advogado, membro da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil e foi candidato a deputado federal em 2022.

 

O objetivo do partido, que tem chapa pura, é "contemplar a diversidade e valorizar a negritude", segundo o ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte, que é o candidato do partido ao Governo do Estado. A vice é Maria Helena Lopes, vereadora de Montes Claros, região Norte de Minas.

 

Manoel Carvalho, vice-prefeito de Muriaé, na Zona da Mata, está mantido para uma das vagas ao Senado. Como Arcanjo Pimenta entra no lugar de Paulo Roberto, para continuar contemplando o Triângulo Mineiro, o suplente dele deve ser da região.

Todos os candidatos da chapa são do MDB.

 

Suplentes

 

Manoel terá como primeiro suplente Kelvin Faria, de Caxambu, no Sul de Minas. Ivanise Castro, de Dionísio, no Rio Doce, será a  segunda suplente, 

 

Arcanjo Pimenta, de Belo Horizonte, candidato ao Senado, terá Placidino Stábile, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, como primeiro suplente, e Nena Marquese, de Formoso, da região Noroeste, como segunda suplente.

 

O objetivo, segundo Gabriel Azevedo, candidato do MDB ao Governo de Minas, é contemplar todas as regiões do Estado.

 

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

 

 

Belo Horizonte