Ouvindo...

Protagonismo da juventude

A juventude carece de referências, para se reconhecer e, ao mesmo tempo, descobrir seu lugar na sociedade

O protagonismo da juventude

Saúde e paz, amados e amadas de Deus!

As aceleradas transformações vividas pelo mundo contemporâneo impactam, de modo especial, os mais jovens. A juventude carece de referências, para se reconhecer e, ao mesmo tempo, descobrir qual é o seu lugar na sociedade. Sem adequadas referências, os jovens caminham perdidos. Faltam habilidades para definir o futuro profissional, para bem exercer a cidadania.

É preciso reconhecer o protagonismo da juventude. Oferecer a cada jovem oportunidades para o seu desenvolvimento. E dois passos são essenciais neste caminho. O primeiro passo: famílias, escolas, igrejas devem saber escutar e acolher os jovens, nos seus muitos anseios. O segundo passo, decisivo: possibilitar que a juventude se aproxime de Jesus Cristo, fonte inesgotável de referências.

As lições de Cristo são sempre atuais, inspirando atitudes que alicerçam a vida de cada pessoa e de seu semelhante. Permitem ao jovem descobrir a alegria de ser promotor da amizade social, dedicando-se ao bem da sociedade. E o jovem que segue os passos de Jesus, dedicando-se ao seu semelhante, é mais forte para enfrentar os adoecimentos deste tempo.

Possamos contribuir sempre para que a juventude se inspire em Jesus. Ele, Nosso Mestre, nos abençoe nesta missão.

Fraterno abraço!

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.