O Brasil registrou a importação de 5,7 milhões de toneladas de aço laminado em 2025, o maior volume em 15 anos e um crescimento de 20,5% na comparação com 2024. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Aço Brasil, a China liderou as vendas com 61,9% de participação, enquanto os embarques da Coreia do Sul saltaram 237,3%. Em sentido oposto, a quantidade enviada pela Europa recuou 59,8% no período.
Expansão da matriz elétrica em Minas perde fôlego e recua 12,5% em 2026
Minas Gerais deve incorporar 1,05 gigawatts (GW) à capacidade instalada em 2026, o que representa um recuo de 12,5% na comparação com os 1,2 GW registrados em 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a expansão deste ano será composta exclusivamente por projetos solares. Especialistas explicam que o movimento reflete a ausência do Estado em leilões de energia renovável recentes.
Projetos privados trazem otimismo para a construção pesada em Minas Gerais
O setor de construção pesada de Minas Gerais projeta crescimento com o início de obras obrigatórias em concessões rodoviárias a partir do segundo semestre de 2026. Representantes do setor acreditam em bons resultados também para 2027, impulsionados pela universalização do saneamento. Contudo, alertam que a elevada taxa de juros dificulta a compra de equipamentos e defendem maior previsibilidade nos aportes públicos federais e estaduais.