Importantes e tradicionais produtos de Minas Gerais, a cachaça artesanal de alambique e os queijos artesanais, apesar de serem produzidos há séculos, ainda enfrentam desafios significativos. Entre eles estão a falta de mão de obra, as dificuldades com legislação e a falta de assistência técnica.
Os problemas enfrentados pelas cadeias produtivas dos dois setores foram identificados em diagnósticos feitos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Negócios familiares predominam no setor de transportes de passageiros
O modelo de negócio de empresas familiares é um dos mais adotados no Brasil. Em alguns setores, como o de transporte de passageiros, este chega a ser o formato mais predominante no mercado.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a grande maioria (93,3%) das empresas do setor de transporte rodoviário interestadual de passageiros é controlada por membros de uma mesma família.
Stellantis alcança sucessivos recordes de produção em Betim
Desde agosto último, a Stellantis tem registrado recordes mensais consecutivos de produção no polo automotivo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em cada mês, a empresa produziu mais de 45 mil veículos na unidade, volume que jamais tinha sido alcançado no complexo industrial, desde a criação da montadora, em 2021.
Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.