Ouvindo...

Por que você deveria bater um papo com o ChatGPT?

Acesse o site ou aplicativo para iniciar uma conversa usando a inteligência artificial que está transformando as interações cotidianas das pessoas e dos negócios

O físico por formação e programador por hobby Rodrigo Murta é CEO da startup paulista Looqbox e esteve no Órbi Conecta, o pincipal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas, para a palestra “A Arte de GPTear na vida e nos negócios”

Pedimos para o próprio ChatGPT escrever por que os ouvintes da Rádio Itatiaia deveriam conversar com ele. A resposta foi: “E aí, galera ligada na Itatiaia! Olha só que parada irada: já ouviram falar desse tal de ChatGPT? Ele é tipo um assistente virtual turbo carregado de inteligência artificial que sabe de tudo! Tanto se você tá querendo descobrir coisas novas quanto se você é um empreendedor esperto, o ChatGPT é tipo seu melhor amigo. Ele te dá um montão de respostas maneiras, é tipo ter um papo de bar, só que com uma inteligência top de linha. Agora, saca só, não é pra substituir a resenha com a galera, viu? Afinal, ele é tipo o Google, mas mais de boa, e não dispensa a moral da gente. Vale a pena explorar e trocar umas ideias, mas ó, fica esperto, que uma ajudinha humana ainda faz falta!”.

Esse é um exemplo - com resposta nem tão boa assim - que, diferentemente do Google, que te oferece links para sites que trazem resultados para a busca da sua pesquisa, é possível manter uma longa conversa pelo ChatGPT. A opção é válida até nas versões gratuitas do site e do aplicativo, desenvolvido pela OpenAI (Inteligência Artificial Aberta), laboratório de pesquisa em inteligência artificial com sede nos Estados Unidos que criou o ChatGPT.

Mas, claro, o ChatGPT não é usado apenas para conversas aleatórias ou mesmo filosóficas. Empresas estão usando a inteligência do GPT para desenvolver outras soluções. É o caso do Rodrigo Murta, que criou o “Google dos indicadores corporativos” e quer turbinar o próprio ChatGPT para que pessoas e empresas possam extrair mais resultados inteligentes dele.

O físico por formação e programador por hobby Rodrigo Murta é CEO da startup paulista Looqbox e esteve no Órbi Conecta, o pincipal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas, para a palestra “A Arte de GPTear na vida e nos negócios: como usar AI para impulsionar a eficiência e a criatividade nas empresas”. Neste encontro, empresas e outros integrantes da Rede Órbi tiveram a oportunidade de ouvir e explorar a jornada de Murta, desde quando trabalhava na área de inteligência de mercado (Business Intelligence) na rede St. Marche até as inovações que a sua empresa apresenta ao mercado.

A Looqbox, conhecida como o “Google dos Indicadores Corporativos”, oferece hoje uma plataforma de BI que utiliza inteligência artificial para ajudar empresas a consultarem e analisarem seus dados por meio de perguntas.

Com quase 10 anos à frente da Looqbox, Murta deparou-se com o lançamento do ChatGPT em novembro do ano passado. Os conhecimentos, lições e insights absorvidos por ele desde então foram condensados em seu livro “A arte de GPTear: conversando com robôs”. Ele conta que tudo começou com uma simples pergunta ao ChatGPT, quando precisou escrever uma felicitação para um amigo que havia se tornado pai. Ao refinar suas interações com a IA, ele chegou a uma resposta comovente - não só para ele, mas também ao mais novo pai.

Durante a sua apresentação, Murta trouxe à tona o conceito da “singularidade”, de Ray Kurzweil, além de outros tópicos relevantes. “A IA constitui um ramo de estudo dedicado à construção de sistemas que emulam habilidades humanas. Estamos diante da IA Geracional: habilidade de interação com imagem, texto e vídeo”, explicou, enquanto apresentava imagens geradas pela tecnologia que mais parecem, de fato, reais.

Murta mostrou ainda como usar o ChatGPT no dia a dia, de criação de letras de músicas a comparação entre produtos que uma pessoa quer comprar. Apresentou também a possibilidade de consulta para consumidores, a exemplo de buscar respostas no ChatGPT em vez de ter de ligar para um telefone e conversar por horas a fio com o atendente de telemarketing e mesmo assim não conseguir uma resposta eficaz. Nos negócios, falou sobre as oportunidades de aplicação.

“O GPT vai dar resposta, mas é preciso criticar a resposta. Os números e outras informações não são confiáveis. Ainda”, disse.

Dentre os clientes da Looqbox, estão grandes marcas do país como Americanas, Magazine Luiza, Via Varejo e C&A. Além dos varejistas, nomes como Santander, Embraer, Grupo Fleury, Embratel e BASF já fazem uso da ferramenta para agilizar e simplificar a tomada de decisão. No ano passado, a startup recebeu um aporte de R$ 15 milhões em uma rodada liderada pela DGF Investimentos com participação do fundo de capital de risco da Locaweb e da HiPartners.

O Órbi Conecta é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.