Ouvindo...

Se Tarcísio não for candidato, Ratinho Júnior é aposta de Kassab para a presidência

O governador de São Paulo é a primeira opção do presidente do PSD, mas ainda não deu sinais de vá disputar o cargo

Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gilberto Kassab (PSD), Ratinho Junior (PSD)

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, é a aposta de Gilbero Kassab, presidente nacional do PSD, para disputar a presidência da República, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) não seja candidato ao cargo.

Apesar de ser considerado o nome mais competitvo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tarcísio ainda não deu sinais de que queira disputar o cargo. Caso resolva disputar a presidência da República, Tarcísio deve contar com apoio de outros governadores como Romeu Zema, do Novo de Minas Gerais; Ronaldo Caiado, do União Brasil de Goiás; e Ratinho Júnior, do PSD do Paraná.

Ao que tudo indica, segundo seus pares políticos, o governador de São Paulo, vai tentar a reeleição.

Se esse cenário se confirmar, Kassab deve investir em Ratinho Junior que, na leitura do líder peesedista, é um candidato com pouca rejeição e muita capilaridade. O governador também conta com a popularidade do pai, que é dono de vários veiculos de comunicação em todo Brasil. Fora do PSD, há quem diga que Tarcísio e Ratinho poderiam formar uma dupla, com o Republicanos na cabeça de chapa e o peesedista na vice.

Apesar de ser um entusiasta de Tarcísio, Gilberto Kassab, que secretário de Governo de São Paulo, tem vários de seus comandandos do PSD ocupando cargos no Governo Lula, incluindo o ministro de Minas e Energia. Alexandre Silveira, secretário executivo do PSD (02 do partido), é integrante do primeiro escalão mais lulista entre os não petistas e é um defensor da candidatura de Lula à reeleição. Embora tenham candidatos diferentes à presidência, Silveira e Kassab são próximos e parceiros.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.