Além da agenda em Mariana, na quinta-feira (12), às 10h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ai à Contagem, na Região Metropolitana, lançar o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), que será gerenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O programa idealizado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que participará do lançamento, tem como objetivo doar máquinas e equipamentos agrícolas para municípios com menor índice de mecanização e participação competitiva na produção agropecuária. Inicialmente, serão entregues 318 maquinários, que totalizam R$ 150 milhões, a municípios mineiros.
O evento está marcado para as 15h na sede da CeasaMinas. Será a segunda agenda pública de Pacheco ao lado de Lula, neste ano, em Minas. O senador mineiro é o nome de Lula para a disputa do governo de Minas em 2026. Na parte da manhã, Pacheco acompanha Lula na cidade de Mariana, onde o presidente anuncia a inclusão no acordo da tragédia da Samarco de auxílio a garimpeiros e pescadores.