O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (Republicanos) e o governador Romeu Zema (Novo) estarão no mesmo palanque nas eleições municipais na capital, Com a chapa do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) como candidato a prefeito e a ex-secretária de Planejamento, Luisa Barreto, como vice, c
Voz ativa
De acordo com interlocutores de Kalil, ele teria voz ativa nas decisões do Republicanos, inclusive na escolha do vice. Quando a coluna apurou a informação, o Republicanos já negociava a vice com Zema. Ao que tudo indica, por enquanto, os dois agem em acordo. No entanto, em 2026, podem caminhar em campos separados.
Governo de Minas
Segundo apurou a coluna, a ida de Kalil para o Republicanos foi combinada com a garantia de que ele terá a legenda para disputar o Governo de Minas em 2026. O senador Cleitinho já havia tido o nome ventilado, mas segundo fontes da coluna, os planos do partido são para que ele permaneça no parlamento. Cleitinho não tem falado sobre o assunto, mas a possível saída dele do Republicanos chegou a ser conversa em situações anteriores.
Já o governador Romeu Zema (Novo) pretende fazer um sucessor, o nome natural é o do vice Mateus Simões que pode enfrentar no campo da direita nomes como o do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o do próprio Cleitinho. Entre bolsonaristas, a expectativa era que Barreto fosse vice do deputado estadual Bruno Engler (PL), pré-candidato de Bolsonaro à PBH, para iniciar uma união da direita para a eleição de governador e presidente. Zema, que é cotado para candidatura à presidência, poderia disputar a vice ou o Senado.
Aécio e Pimentel
Em 2008, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT) se uniram, em uma aliança improvável, para lançar Márcio Lacerda (PSB) à PBH. O peesebista foi eleito prefeito da capital.