Toda vez que tem um enrosco, toda vez que tem uma treta, a gente volta a discutir a importância dos campeonatos estaduais. Teve agora, né? O tribunal aí, Betim e o Ipatinga discutindo quem deveria jogar a principal divisão do Campeonato Mineiro, tem também o consórcio, né? Minas arena que vai fazer o show do Gusttavo Lima no dia da primeira decisiva do campeonato e aí volta a discussão da importância ou não do Campeonato Mineiro.
Eu sou a favor do Campeonato Mineiro, e sou a favor também dos pequenos clubes do Brasil inteiro, né? Mas a gente tá falando de Minas Gerais. Só que o formato do campeonato estadual, não só de Minas, né? Mas da maior parte do país, ele não salva os pequenos e não agrada os grandes por que é difícil pro clube pequeno, clube do interior que não tem muito recurso, fazer contrato com jogador por três meses. O jogador ele quer um contrato que lhe dê alguma estabilidade. O clube quer ter um calendário mais cheio.
Então acho que o ideal aí, é uma reformulação, Você dá uma olhada para os clubes pequenos com carinho. Mas não dá um calendário de três meses pra ele que não salva o time pequeno como eu disse. E também acaba eh não ajudando os clubes grandes.
O ideal, mas um pouco utópico é como na Inglaterra, você tem várias ligas e várias divisões que abrange as regiões do país. Então você tem um calendário anual e aí você consegue realmente dar trabalho, ter contratos longos, consegue abastecer esses times pequenos.
Se isso não puder acontecer porque aí você tem que eliminar as federações, você tem que depender de uma união dos clubes que dificilmente acontecerá. Você pode fazer um campeonato, por exemplo mineiro um pouco mais longo em que os times que estão principalmente na série A do Campeonato Brasileiro, também na série B, eles entrem numa fase mais aguda. Aí sim, você dá mais jogos, dá mais datas pros pequenos, isso mobiliza a cidade, o futebol do time menor, e aí você coloca os gigantes do futebol de Minas numa fase mais aguda que tenha mais atração que tenha rivalidade e que premie, esportivamente, os times pequenos que fizeram um bom trabalho, que tiveram um planejamento, que conseguiram se destacar ao longo de um campeonato mais longo.
Então, eu sou a favor dos estaduais, só que numa outra fórmula.