Previsão da Nasa antecipa fim da vida na Terra: ‘Desoxigenação’
Atualmente, cerca de 21% da atmosfera da Terra é composta por oxigênio, mas esse cenário não é permanente

Um estudo recente publicado na revista Nature Geoscience defende que a vida no planeta Terra pode ser extinguida antes do imaginado inicialmente. Segundo a pesquisa, o oxigênio atmosférico, componente fundamental para a vida, desaparecerá. Mas, calma, isso ainda vai demorar.
Vinculados à Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, na sigla em inglês), os pesquisadores Kazumi Ozaki (Instituto de Ciência de Tóquio) e Christopher T. Reinhard (Instituto de Tecnologia da Geórgia) construíram um sistema de modelagem biogeoquímica e climática, conduzindo 400 mil simulações. Os resultados indicaram que o nível de oxigênio na atmosfera deve diminuir a pontos que inviabilizam a vida em aproximadamente 1,08 bilhão de anos.
Esse processo de desoxigenação ocorre, segundo os autores, como uma consequência inevitável do aumento do fluxo solar à medida que o Sol expande e libera mais calor. Atualmente, cerca de 21% da atmosfera da Terra é composta por oxigênio, mas esse cenário não é permanente.
Data anterior à prevista
Com isso, a data de validade da nossa atmosfera pode ser anterior à inicialmente prevista. Até o momento, pesquisas indicavam que a Terra se tornaria inabitável em cerca de dois bilhões de anos.
Qual o futuro do Sol?
O Sol ainda tem cerca de 5 bilhões de anos de vida na fase atual, mas ficará gradualmente mais quente e luminoso. Em cerca de 1 bilhão de anos, esse aumento já deve tornar a Terra inabitável, com perda de oceanos e colapso das condições que sustentam a vida.
Depois disso, o Sol entrará na fase de gigante vermelha, expandindo-se a ponto de possivelmente engolir planetas próximos. Em seguida, expulsará suas camadas formando uma nebulosa planetária, restando apenas um núcleo denso chamado anã branca, que esfriará lentamente ao longo de trilhões de anos.
Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.



