Ouvindo...

Dell, Intel e FAS levam tecnologia para quase 2 mil pessoas na Amazônia

O Solar Community Hub usa energia solar para oferecer atendimento de telemedicina, monitoramento ambiental e alfabetização digital

Unidade movida a energia solar amplia opções de acesso a tecnologia na Amazônia

Uma iniciativa da Dell Technologies em parceria com a Intel e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), chamada de Solar Community Hub, usa energia solar para fornecer acesso a internet, tecnologia e serviços a cerca de 1.600 pessoas na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, próximo ao município de Manicoré, no interior do Amazonas. A unidade fica na comunidade Boa Esperança, a 350 quilômetros de Manaus.

Leia também:

O projeto beneficia, ainda, 10 comunidades ribeirinhas, incluindo um agrupamento indígena formado pelos povos Mura, Tenharim e Apurinã. Lá, eles têm à disposição:

  • conectividade, educação digital e cursos de formação complementar voltados à profissionalização;

  • atividades de sensibilização ambiental para o público infantil, a partir de materiais pedagógicos sobre a conservação da biodiversidade;

  • atenção à saúde por meio de telemedicina e formação de agentes comunitários de saúde;

  • sistema de coleta e filtragem de água da chuva que garante água potável para a comunidade.

Para Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil, o progresso implica usar o poder da tecnologia para capacitar. “O Dell Technologies Solar Community Hub leva à comunidade de Boa Esperança acesso a recursos e infraestrutura essenciais para enfrentar os desafios mais urgentes em áreas como educação, saúde e proteção ambiental”, diz. “Estamos testemunhando o poder transformador da tecnologia ao conectar parte da Amazônia.”

Segundo Claudia Muchaluat, diretora geral da Intel Brasil, esse trabalho mostra a superação de barreiras para levar tecnologia e inovação para crianças e jovens. “Criar um mundo mais responsável, inclusivo e sustentável por meio de tecnologias é o que buscamos como empresa. Queremos mudar o mundo para melhor com tecnologia.”

Monitoramento socioambiental

Para as atividades de monitoramento socioambiental, a FAS combina geotecnologia, capacitação de jovens lideranças e engajamento comunitário em oficinas socioparticipativas e capacitação de jovens comunitários. As atividades dos monitores ambientais consistem em avaliar e monitorar imagens de satélite, roçados, produção agrícola e extrativista e o uso da madeira na RDS do Rio Amapá. Os dados orientam a gestão e o manejo de recursos naturais.

A FAS destaca que as atividades oferecidas pelo Solar Community Hub ajudam a melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas. “A implementação do Solar Community Hub em uma comunidade tem sido uma experiência fantástica”, diz Valcléia Solidade, superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da FAS.

Ela ressalta que o projeto beneficia de crianças a adultos, e que a FAS quer levá-lo para outras localidades. “Sua relevância para a vida comunitária é imensa, já que proporciona acesso ao conhecimento, facilita a conexão entre comunidades e garante acesso à informação, o que é especialmente significativo quando se trata de áreas remotas da Amazônia.”

Participam do projeto, ainda, a Computer Aid International, a Microsoft (como apoiadora educacional), o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e a Prefeitura de Manicoré.