Ouvindo...

Elon Musk: quem não assinar Twitter Blue não terá tweets divulgados

CEO do Twitter divulgou em sua conta da rede social que usuários que não pagarem pelo Twitter Blue não terão mais tuítes recomendados na aba “para você”

Elon Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões

Elon Musk, CEO do Twitter, não para de propor mudanças controversas na rede social. A partir de 15 de abril, usuários da plataforma que não pagarem para ter o Twitter Blue (conta verificada) não terão mais os tuítes divulgados na aba ‘para você', anunciou o bilionário na segunda-feira (27). Isso vai reduzir o compartilhamento das publicações dos usuários que usam o serviço gratuito. Já quem paga o serviço recebe um selo azul de conta verificada.

No Brasil, a conta verificada no Twitter Blue custa ao menos R$ 36,67 por mês. Musk alega que a medida visa combater usuários falsos e contas de spam. É “a única maneira realista de lidar com o enxame de bots (robôs) de inteligência artificial que estão tomando conta da rede. Caso contrário, esta é uma batalha perdida sem esperança”, afirmou em sua conta na rede social.

Em entrevista à BBC, um ex-funcionário que não quis ser identificado explicou que a medida pode favorecer grupos extremistas. Segundo ele, “os usuários verificados usarão seu poder e sua presença na plataforma para influenciar qualquer coisa, desde desinformação até danos reais para usuários em todo o mundo. É uma ameaça silenciosa que ninguém está vendo” alertou o antigo responsável pelo sistema de verificação do site.

Desde o lançamento do serviço pago do Twitter, integrantes de grupos extremistas como o Talibã usam a rede para propagar sua linha de pensamento.

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.