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São Paulo expande pagamento por aproximação no metrô

Mais estações recebem opção de pagamento com cartões de crédito e débito, bem como dispositivos com NFC, diretamente nas catracas de acesso

Catracas com NFC devem chegar a 12 estações até o fim do mês

Imagine a situação: você chega à estação de metrô atrasado e sem bilhete, e a fila da bilheteria está enorme. Dependendo de onde você estiver, já pode pagar diretamente na catraca com cartões de crédito ou débito, smartphones, celulares e pulseiras com tecnologia de aproximação (NFC).

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Em São Paulo, três estações de trem e metrô (Metrô, CPTM e ViaMobilidade) já têm catracas que aceitam esse meio de pagamento. Outra cidade que oferece a opção é Salvador: todas as 20 estações da CCR Bahia já aceitam a modalidade de pagamento. Para pagar, basta aproximar o cartão ou dispositivo do equipamento de acesso à estação para receber a luz verde que indica que o bloqueio está liberado.

Segundo a Autopass, responsável pela instalação das catracas em São Paulo, a previsão é de que até o fim de fevereiro 12 estações tenham a opção. A iniciativa é da Associação de Apoio à Bilhetagem e à Arrecadação do Servidor Público do Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (Abasp) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo.

A primeira estação a oferecer essa possibilidade foi a João Dias, da Linha 9. Desde 2021, a unidade permite esse tipo de pagamento. Agora, a novidade chegou às estações Barra Funda, da Linha 7 e Ipiranga, da Linha 10. Jabaquara, da Linha 1, e Consolação, da Linha 2, estão entre as que recebem a novidade até o fim do mês.

Nos ônibus, alguns veículos aceitam o pagamento por aproximação desde 2019. Até hoje, porém, a expansão ainda não chegou a todos eles. Uma placa de identificação na porta e no validador informa se é possível pagar diretamente com cartões de crédito e débito ou demais dispositivos com NFC.

Uma das limitações do sistema é a falta de integração tarifária. Enquanto o Bilhete Único permite usar até quatro ônibus no período de três horas com o preço de apenas uma passagem, com o sistema de aproximação, cada embarque é cobrado separadamente. Com isso, a adesão a esse meio de pagamento é pequena.

A expectativa é que a opção facilite a movimentação de turistas e passageiros ocasionais. Atualmente, as estações de metrô e trem de São Paulo usam bilhetes com QR Code, que podem ser comprados nos totens de atendimento, pelo aplicativo Top ou pelo WhatsApp.

Rio de Janeiro e Brasília

Desde 2018, as estações de trem da SuperVia, no Rio de Janeiro, aceitam esse meio de pagamento. No metrô fluminense, ele chegou em 2019 e é aceito em todas as estações. Em 2020, a opção passou a ser oferecida nas barcas.

Brasília adotou a solução em setembro de 2022. Lá, as 27 estações do sistema metroviário, administradas pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), aceitam pagamento com cartões de débito e crédito, smartphones, smartwatches e pulseiras.