Ouvindo...

Vídeo: idosa de 90 anos cria varal solidário para ajudar pessoas carentes de BH

Varal solidário fica na rua Júlio de Castilho, número 341,bairro Cinquentenário, região Oeste da capital mineira

Aos 90 anos, dona Francisca dedica tempo para ajudar o próximo

A aposentada Francisca Teixeira da Silva, de 90 anos, dedica seu tempo para ajudar o próximo. Moradora do bairro Cinquentenário, região Oeste de Belo Horizonte, ela, os dois filhos e uma neta criaram o varal solidário, para doar roupas aos necessitados.

A estrutura fica em frente à casa da família, na rua Júlio de Castilho, número 341, e funciona da seguinte maneira: as pessoas doam roupas e dona Francisca e os familiares colocam no varal. Quem precisa passa e pega.

“Todo mundo fica muito feliz. As pessoas vêm, agradecem, pegam e doam com muito amor”, disse a idosa. “Vem gente do interior também, agradece, fica feliz e leva sacos de roupas”, acrescentou dona Francisca.

Leia também

O varal solidário funciona há um ano e tem ajudado várias pessoas, em uma corrente do bem. Dona Francisca conta que uma moradora da região fazia o varal, mas morreu e, desde então, eles decidiram levar a iniciativa para a porta de casa, na rua Júlio de Castilho.

“Me sinto muito feliz de ver as pessoas alegres e por ajudar as pessoas necessitadas. Sempre converso com as pessoas que vêm trazer, porque tudo sai. Pode trazer o que tiver”, reforça dona Francisca. “Que Deus abençoe todas as pessoas que trazem (doações)”, agradeceu.

Como ajudar?

Dona Francisca e a filha Edneia organizam varal solidário no bairro Cinquentenário, em BH

Filha de Francisca, a auxiliar de serviço gerais Edneia Teixeira da Silva, 57 anos, organiza o varal solidário junto com a mãe. Ela explica, que, além de roubas e calçados, as pessoas também podem doar cobertores e outros itens.

“Muita gente pega, muita gente doa. Vêm carros e as pessoas deixam sacolas. Em um dia só, sai tudo. Nessa época, mais gente pega por causa do frio. A gente coloca coberta, lençol e sai tudo, inclusive muita roupa de frio”, destaca Edneia.

Edneia diz quem quiser ajudar é só levar as roupas rua Júlio de Castilho, 341, bairro Cinquentenário, em BH.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.