A aposentada Francisca Teixeira da Silva, de 90 anos, dedica seu tempo para ajudar o próximo. Moradora do bairro Cinquentenário, região Oeste de Belo Horizonte, ela, os dois filhos e uma neta criaram o varal solidário, para doar roupas aos necessitados.
A estrutura fica em frente à casa da família, na rua Júlio de Castilho, número 341, e funciona da seguinte maneira: as pessoas doam roupas e dona Francisca e os familiares colocam no varal. Quem precisa passa e pega.
“Todo mundo fica muito feliz. As pessoas vêm, agradecem, pegam e doam com muito amor”, disse a idosa. “Vem gente do interior também, agradece, fica feliz e leva sacos de roupas”, acrescentou dona Francisca.
O varal solidário funciona há um ano e tem ajudado várias pessoas, em uma corrente do bem. Dona Francisca conta que uma moradora da região fazia o varal, mas morreu e, desde então, eles decidiram levar a iniciativa para a porta de casa, na rua Júlio de Castilho.
“Me sinto muito feliz de ver as pessoas alegres e por ajudar as pessoas necessitadas. Sempre converso com as pessoas que vêm trazer, porque tudo sai. Pode trazer o que tiver”, reforça dona Francisca. “Que Deus abençoe todas as pessoas que trazem (doações)”, agradeceu.
Como ajudar?
Filha de Francisca, a auxiliar de serviço gerais Edneia Teixeira da Silva, 57 anos, organiza o varal solidário junto com a mãe. Ela explica, que, além de roubas e calçados, as pessoas também podem doar cobertores e outros itens.
“Muita gente pega, muita gente doa. Vêm carros e as pessoas deixam sacolas. Em um dia só, sai tudo. Nessa época, mais gente pega por causa do frio. A gente coloca coberta, lençol e sai tudo, inclusive muita roupa de frio”, destaca Edneia.
Edneia diz quem quiser ajudar é só levar as roupas rua Júlio de Castilho, 341, bairro Cinquentenário, em BH.