Ouvindo...

Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, registra 52,8 assassinatos a cada 100 mil moradores em 2024

Grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho travaram uma guerra por território na cidade

Na imagem (da esquerda para a direita), Agenor Ribeiro de Almeida e Denis Lopes Silva

Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, registrou 52,8 assassinatos a cada 100 mil moradores em 2024, segundo ranking baseado na taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

A alta incidência de homicídios é atribuída, principalmente, à disputa entre facções criminosas no primeiro semestre de 2024. Grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho travaram uma guerra por território na cidade.

Esse número foi impactado diretamente pela inclusão das 39 vítimas do acidente rodoviário, ocorrido em 21 de dezembro de 2024, na rodovia BR 116. O registro das vítimas foi enquadrado dentro de Homicídio Doloso – crime que faz parte do rol de Mortes Violentas Intencionais (MVI).

Apesar da redução dos índices nos meses seguintes, as forças de segurança seguem em alerta. Um dos episódios recentes que reforçam essa atenção foi a morte de ''Denis Pimentinha”, natural de Teófilo Otoni e apontado como o número 3 na hierarquia do Comando Vermelho em Minas Gerais.

Leia também

Ele foi baleado e morreu durante uma operação da Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) no início desta semana.

Na manhã desta sexta-feira (26), está prevista uma coletiva de imprensa com o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jean, que deve detalhar os dados e apresentar as estratégias da corporação para reforçar a segurança e garantir a paz na região.

*com informações do repórter Thiago Cardoso

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.