Ouvindo...

Procon-MG multa Unilever em R$ 1,5 milhão por rótulo com informação enganosa

Órgão apontou que embalagem trazia vício de informação, trazendo “rendimento que não corresponde à realidade”

Procon-MG sustenta que é impossível matematicamente 1,6 quilos render como 2 quilos

O Procon de Minas Gerais multou a Unilever em R$ 1,5 milhão por trazer informação enganosa no rótulo do sabão em pó “Surf”. A embalagem dizia: “1,6kg rende igual a 2kg”. Segundo o órgão, a frase traz um vício de informação que pode induzir o consumidor ao erro.

A investigação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte demonstrou que a afirmação não condiz com o rendimento verdadeiro do sabão em pó. O órgão argumenta que essa medida não pode ser comprovada porque não há parâmetros claros de comparação, além de ser impossível matematicamente.

Leia também

A Unilever se defendeu dizendo que já retirou a alegação das embalagens desde julho de 2024. A empresa também diz já ter celebrado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em outro processo envolvendo as marcas Omo e Brilhante.

O Procon-MG não acatou os argumentos, sustentando que as alegações se tratavam especificamente do sabão em pó Surf. Além disso, apesar da alegação ter sido retirada das embalagens em 2024, ainda é possível encontrar o produto com esse rótulo nos mercados.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.