Ouvindo...

Previsão do tempo: mais de 40 cidades de MG estão em alerta para chuvas intensas

Aviso de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para ventos intensos e risco, classificado com baixo, para alagamentos

Inmet alerta para chuvas intensas em 43 cidades mineiras

Mais de 40 cidades de Minas Gerais estão em alerta amarelo de ‘perigo potencial’ para chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu o aviso na manhã desta terça-feira (2) com validade até às 10h desta quarta-feira (3).

De acordo com o Inmet, alguns municípios do Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Rio Doce podem enfrentar chuvas intensas nas próximas horas. O alerta do órgão define ventos intensos e volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Existe ainda risco, classificado como baixo, para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Diante da possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas, o órgão orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet também recomenda que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Ao todo, 240 cidades em todo o país podem enfrentar chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira (3). Além de Minas Gerais, o alerta do Inmet vale para o Espírito Santo e a Bahia.

Veja lista de cidades mineiras em alerta

  1. Águas Formosas
  2. Almenara
  3. Ataléia
  4. Bandeira
  5. Bertópolis
  6. Cachoeira de Pajeú
  7. Caraí
  8. Carlos Chagas
  9. Catuji
  10. Crisólita
  11. Divisa Alegre
  12. Divisópolis
  13. Felisburgo
  14. Fronteira dos Vales
  15. Itaobim
  16. Jacinto
  17. Jequitinhonha
  18. Joaíma
  19. Jordânia
  20. Machacalis
  21. Mantena
  22. Mata Verde
  23. Medina
  24. Monte Formoso
  25. Nanuque
  26. Nova Belém
  27. Novo Oriente de Minas
  28. Ouro Verde de Minas
  29. Padre Paraíso
  30. Palmópolis
  31. Pavão
  32. Pedra Azul
  33. Ponto dos Volantes
  34. Rio do Prado
  35. Rubim
  36. Salto da Divisa
  37. Santa Helena de Minas
  38. Santa Maria do Salto
  39. Santo Antônio do Jacinto
  40. São João do Manteninha
  41. Serra dos Aimorés
  42. Teófilo Otoni
  43. Umburatiba

(Sob supervisão de Rômulo Ávila)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas