Ouvindo...

Perícia vai analisar bebidas adulteradas apreendidas em barracão de Ribeirão das Neves

Material encontrado pelo Batalhão de Choque inclui compostos químicos suspeitos; polícia investiga possível uso de metanol, substância altamente tóxica

Barracão usado para fabricar bebidas adulteradas é alvo de operação em Ribeirão das Neves

A Polícia Civil de Minas Gerais vai analisar o material apreendido por militares em um barracão no bairro Vale das Acácias, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No local, os policiais encontraram uma grande quantidade de bebidas adulteradas e diversos compostos químicos usados para a produção irregular dessas bebidas.

De acordo com o tenente Castelani, do Batalhão de Choque, a perícia será essencial para verificar se o material contém metanol — substância altamente tóxica, cuja ingestão pode causar cegueira e até a morte.

“A perícia irá coletar amostras das bebidas para confirmar a adulteração e verificar a presença ou não de metanol, que tem causado muitas mortes em todo o país”, afirmou o militar.

Leia também: Intoxicação por metanol: autoridades investigam se combustível adulterado foi usado em bebidas
Vigilância Sanitária de Varginha realiza treinamentos e lança cartilha sobre bebidas irregulares

Leia também

O homem apontado como dono do material já havia sido preso há três dias pelo mesmo crime de adulteração de bebidas. Ele foi detido em Ribeirão das Neves dentro de um carro com diversas garrafas do produto e segue preso no sistema prisional.

Durante a operação mais recente, os policiais foram até o imóvel após receberem denúncias de que o local estaria sendo usado para a fabricação irregular de bebidas destiladas. A moradora confirmou que o material estava no segundo andar da residência e que pertencia ao homem já preso.

Sobe número de casos

O Ministério da Saúde atualizou, na última quarta-feira (15), os dados sobre intoxicações por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 148 notificações, sendo 41 casos confirmados e 107 em investigação, além de 469 descartados.

Os estados com casos confirmados são São Paulo (33), Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). O balanço também aponta oito mortes confirmadas — seis em São Paulo e duas em Pernambuco — e outros dez óbitos em investigação. Não há registros de casos em Minas Gerais.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.