Ouvindo...

Massa de ar quente traz calorão em pleno inverno a Minas Gerais: veja regiões afetadas

Calor excessivo no inverno é causado por uma grande massa de ar seco e quente que já atua no Brasil

Calor deve atingir principalmente o Triângulo Mineiro

Uma grande massa de ar seco e quente que atua sobre o Centro-Norte do Brasil neste momento deve ganhar força e se expandir ainda nesta semana, segundo o MetSul. Em alguns estados, as temperaturas podem ficar acima dos 40°C.

O calor atinge Minas Gerais. As áreas mais afetadas são o Oeste do estado, especialmente no Triângulo Mineiro. Ainda segundo o órgão, as temperaturas podem ultrapassar os 35°C no período da tarde na região.

O centro da bolha de calor se mantem sobre a região Centro-Oeste, especialmente entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, onde são esperadas as temperaturas mais altas. O calor será extremo ainda em áreas do Norte do país. Rondônia, Pará e parte do estado do Amazonas devem ter amplas áreas com máximas acima de 35ºC e vários pontos em que as temperaturas durante a tarde devem ficar próximas dos 40ºC.

Leia também

O que é bolha de calor e o que causa o fenômeno

O calor habitual dessa época do ano se associa a um padrão de bloqueio atmosférico. Essas condições são ainda mais intensas com uma enorme área de tempo muito seco e quente. O episódio quente, embora ainda seja inverno, é normal neste período, de acordo com o MetSul.

A bolha de calor, também chamada de domo ou cúpula de calor, ocorre em áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor e têm ar descendente. Isso comprime o ar no solo e aquece a coluna de ar.

Simplificando, assim como em uma panela coberta por uma tampa, a cúpula de calor acontece quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo. As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos ao seu redor, como frentes frias, por exemplo.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.