Belo Horizonte é a quarta capital do país em que mais pessoas demoram mais de duas horas para chegar ao trabalho, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na capital mineira, 32% dos trabalhadores gastam entre 30 minutos e 1 hora no trajeto até o serviço. O levantamento mostra que o cenário não é exclusivo de BH e se repete em várias cidades brasileiras.
Segundo o professor do Departamento de Engenharia de Transportes do (Cefet-MG), Guilherme Leiva, a redução no uso do transporte coletivo e o aumento da frota de carros e motos ajudam a explicar os números.
Leia também:
“A gente vê um padrão de aumento do tempo de viagem, redução do uso de bicicletas e transporte coletivo, especialmente ônibus, e um crescimento expressivo do transporte individual motorizado. BH tem uma das maiores frotas proporcionais do país e, como cerca de 60% das viagens têm destino ao Centro, os congestionamentos ficam cada vez piores”, afirma o professor.
Em 10 anos, de 2014 a 2024, Belo Horizonte ganhou 1.113.747 veículos a mais, representando um aumento de 66,9% da frota nas ruas.
Ele ressalta ainda que a expansão da Região Metropolitana e a estagnação no crescimento populacional da capital contribuem para o aumento da distância percorrida pelos trabalhadores.