Ouvindo...

Fumaça preta de incêndio que atingiu empresas em BH ‘gera vários gases tóxicos’

Bombeiros atuam no local do incêndio desde às 6h

Fumaça preta foi avistada por moradores de BH e Contagem

Uma fumaça preta e densa pôde ser vista por moradores de Belo Horizonte e Contagem neste sábado (13). Ela ocorre após duas empresas pegarem fogo na Avenida Marcelo Diniz Xavier, no bairro Califórnia, na Região Noroeste da capital.

Thomás, aspirante do Corpo de Bombeiros, destacou que o incêndio ganhou grandes proporções devido aos materiais com alta carga combustível que haviam nestas empresas. Dentre eles, plástico e papel.

Nas redes sociais, quem passava pela região fez registros da fumaça, que assustou moradores e veículos que transitavam pelo local.

Leia também

Conforme Tomás, este tipo de fumaça é extremamente perigosa. "É uma fumaça que gera vários gases tóxicos para a saúde”, destaca.

“Por isso que nossos militares estão atuando com equipamento de proteção respiratória, porque é tóxico”, acrescenta.

Segundo ele, logo após a corporação chegar ao local, foi feito um “cordão de isolamento para proteger os civis e toda a população.”

Causa do incêndio e prejuízos

A causa do incêndio ainda está em investigação. “A princípio a gente não estava conseguindo chegar no foco do incêndio, porque estava com muita fumaça e muito quente. Agora que teve o abafamento, um resfriamento, a gente vai conseguir chegar mais próximo e ter clareza da real situação, quantos materiais foram queimados”, explica.

“A informação que a gente consegue visualizar são três carros, incluindo um caminhão queimado, mas podem ter mais e a gente vai verificar a situação”, ressalta Tomás.

Ainda, segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros, “a princípio tem comprometimento da estrutura”.

“A laje, o telhado... foram todos comprometidos. Inclusive, existem várias rachaduras e fissuras dentro da empresa”, destaca.

Já são quase seis horas de operação no local.

Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.