Ouvindo...

Frio extremo! Cidade mineira registra temperatura negativa e é a ‘mais gelada’ do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) levantou as menores temperaturas registradas até às 8h desta segunda-feira (11)

Monte Verde volta a ter a menor da temperatura do Brasil

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, registrou a menor temperatura do país nesta segunda-feira (11). Com temperatura negativa, a localidade no Sul de Minas foi ‘mais gelada’ que cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Perto das 7h, o distrito mineiro registrou -1°C, com sensação térmica de 2,6°C. Com -0,4°C, Vacaria, no Rio Grande do Sul, registrou a segunda menor temperatura. O levantamento continua com Cambara do Sul, no Rio Grande do Sul, com 0°C, e Campos Novos, em Santa Catarina, com 0,2°C.

Previsão do Tempo

Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio provoca queda nas temperaturas em Minas Gerais. Para o resto do dia, a previsão do tempo indica céu claro a parcialmente nublado com geada no Sul e Sudoeste de Minas Gerais e nublado com possibilidade de chuva isolada na Zona da Mata.

No Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva isolada. Nas demais regiões, o Inmet indica céu claro a parcialmente nublado. As temperaturas máximas seguem estáveis, beirando os 35°C. Já a mínima, em declínio, atinge os 0°C em grande parte do estado.

Vale ressaltar que Camanducaia está entre as 130 cidades mineiras em alerta para geada nas próximas horas. O alerta começa a valer às 00h00 desta terça-feira (12), e tem previsão de término às 07h00 do mesmo dia.

Veja as menores temperaturas do país nesta segunda-feira (11)

  • Monte Verde (MG): -1°C (7h)
  • Vacaria (RS): -0,4°C
  • Cambara do Sul (RS): 0,0°C
  • Campos Novos (SC): 0,2°C

Fonte: Inmet

*Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas