Ouvindo...

Frio em BH: Defesa Civil emite alerta para baixa temperatura nos próximos dias

As temperaturas podem registrar em torno de 10 °C até quarta-feira (13)

Além do frio, a capital mineira também é marcada pelo tempo seco

O fim de semana será marcado por frio pela manhã em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil da capital.

O órgão emitiu um alerta neste sábado (9) para baixa temperatura nas primeiras horas da manhã devido a atuação da massa de ar polar. As temperaturas podem registrar em torno de 10 °C até quarta-feira (13).

Além do frio, a capital mineira também é marcada pelo tempo seco. O alerta para baixa umidade relativa do ar vale até segunda-feira (11), segundo a Defesa Civil.

De acordo com aviso do órgão, emitido nesta quinta-feira (7), o índice deve ficar em torno de 30%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão estabelece que índices de umidade relativa do ar inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Belo Horizonte também tem previsão de chuva isolada e de curta duração neste sábado (9).

Veja recomendações da Defesa Civil:

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.

5ª onda de frio

A 5ª onda de frio que atinge pelo menos 9 estados do Brasil deve fazer com que as temperaturas caiam pelo menos 5 °C ou mais, conforme o Climatempo. Entre eles, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e outros. Causada por uma massa de ar polar que vem da Argentina, as temperaturas devem cair drasticamente no Rio Grande do Sul, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná.

A 5ª onda de frio deve marcar um período gelado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e deve se estender até a próxima quarta-feira (13). Ainda conforme o instituto, desta vez a 5ª onda de frio terá mais dias consecutivos com mínimas e máximas baixas — e muitas regiões irão sentir frio por mais tempo.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde