A diretoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aprovou uma nova forma de seleção que promete facilitar a vida de muitos estudantes: o Processo Seletivo de Avaliação Seriada.
Os interessados em cursar a graduação na UFMG poderão tentar uma vaga fazendo provas aos poucos, ao longo do Ensino Médio. Não sendo necessário esperar o fim do terceiro ano para fazer o vestibular de uma vez só. O estudante faz uma prova a cada ano do Ensino Médio, de acordo com o conteúdo que aprendeu no período.
Leia mais
UFMG aponta desigualdade entre ricos e pobres na prática de atividade física; entenda o cenário Inscrições do Enem 2025 começam nesta segunda (26); confira novidades para alunos do 3° ano USP, Unicamp e Unesp terão vestibular alternativo; entenda como vai funcionar
Essa é uma chance a mais para entrar na universidade, porém a modalidade de ingresso não substitui o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que continua valendo. A ideia é que o estudante vá se acostumando com as provas e tenha mais oportunidades de garantir sua vaga.
Quem pode participar?
Essa nova forma de seleção é para os estudantes que estão no Ensino Médio, mas também para quem já terminou os estudos e até para quem faz o EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A UFMG vai começar a aplicar essas provas já em 2025. E a partir de 2028, 30% das vagas de cada curso de graduação da UFMG serão destinadas a esse novo sistema. Ou seja, quase um terço das vagas será para quem participar do “vestibular em etapas”.
Para saber todos os detalhes e tirar suas dúvidas, a UFMG criou uma página especial na internet que você pode acessar clicando