A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, no Alto Paranaíba, informou nesta sexta-feira (10) que as três pessoas que comeram a chamada “falsa couve” seguem entubadas e em estado grave. O caso ocorreu na última quarta-feira (8), durante um almoço de confraternização em uma chácara na zona rural do município.
“Três pacientes continuam internados na UTI da Santa Casa, em estado grave, entubados e sedados. Ainda não foi possível iniciar a redução da sedação, e a equipe médica deve reavaliar a situação no início da tarde”, explicou a secretária de Saúde, Luciana Rocha.
Intoxicação em família
Na tarde de quarta (8), o Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou que as três pessoas passaram mal após ingerir a planta altamente tóxica, também conhecida como fumo bravo. As vítimas são uma mulher de 37 anos e dois homens, de 60 e 67 anos.
A secretaria de saúde, Luciana Rocha informou que a equipe de Vigilância Sanitária esteve na chácara da família, onde ocorreu o fato. “O que a gente entende é que o dono da casa deve ter pego couve junto com essa substância, a couve brava, que é a
Cerca de 40 minutos após o almoço a família começou a passar mal. Os homens de 60 e 67 anos, e a mulher de 37 anos apresentaram dificuldade respiratória. O outro idoso de 67 anos que estava em condições melhores conseguiu pedir ajuda à vizinha que socorreu e acionou o SAMU.
De acordo com os bombeiros, a mulher, de 37 anos, entrou em parada cardiorrespiratória durante o atendimento na chácara. Ela foi reanimada e encaminhada para o Pronto-Socorro da cidade.
As outras vítimas também tiveram parada cardíaca, mas foram reanimados. Ainda na residência, as equipes realizaram procedimentos de reanimação e entubação, conseguindo estabilizar as vítimas para o transporte.
Planta é altamente tóxica!
Conforme informações da Universidade Federal de São João del-Rei, a Nicotiana glauca é da mesma família da Nicotiana tabacum, nome científico da folha do fumo. Porém, a anabasina — substância presente na falsa couve — é cinco vezes mais potente que a nicotina, e a ingestão da folha causa um quadro sério de intoxicação. Seus primeiros sintomas são vômito e mal-estar, mas ela ainda pode causar a perda dos movimentos das pernas e até parada respiratória.