Ouvindo...

Exposição leva obras de arte de artista mineiro para praça em Nova Lima

Três peças de Amílcar de Castro estão disponíveis para visitação gratuita até o início de agosto

Escultura de Amílcar de Castro em Nova Lima

São três esculturas do artista mineiro Amilcar de Castro expostas nos jardins do Metting Shopping, em Nova Lima (Rua Dicíola Horta, 77 - bairro Vila da Serra).

Amilcar nasceu em Paraisópolis, sul de Minas Gerais, e morreu em Belo Horizonte em 2002. Teve destaque nos trabalhos com aço, mas também foi escritor, pintor e desenhista. Mestre nas formas, Amilcar foi considerado o criador de uma ‘geometria sensível’, como explica o professor de História da Arte, Luiz Flávio.

"É uma das mais importantes obras feitas na escultura brasileira do século 20. Amilcar de Castro foi um precursor da arte abstrata no Brasil e, por mais de cinco décadas, produziu uma obra em que ele operou a partir de duas propostas muito simples, muito elementares: o corte e a dobra”, explica o professor.

Mesmo tendo trabalho um material rígido e áspero, que é o aço corten, Amilcar “criou uma obra universal, orgânica, maleável e muito ligada a uma ideia de geometria sensível, como chamou o crítico Mário Pedrosa, e que traz, então, novas possibilidades para o chamado neoconcretismo, que é um dos movimentos mais importantes da arte brasileira do século 20", conclui.

Escultura de Amílcar de Castro em Nova Lima

Filha do artista, Ana de Castro preside o Instituto Amilcar de Castro e diz que é importante que a arte do pai esteja acessível a todos.

“Um aspecto muito relevante e que me alegra profundamente é a oportunidade de expor obras de arte em espaços públicos. Galerias e museus proporcionam exposições magníficas, meticulosamente elaboradas, com iluminação e preparação adequadas. No entanto, ao apresentar uma obra em um espaço público, como avenidas e praças, a abrangência se amplia consideravelmente. Não há necessidade de um horário ou dia específicos. A exposição está disponível para todos, a qualquer momento”, avalia.

A curadoria da edição é de Virgínia Géo. As obras ficam disponíveis para visitação até 2 de agosto.

“Estamos apresentando uma exposição de Amílcar de Castro, com suas esculturas, em colaboração com o Instituto Amílcar de Castro e o Meet Me. As esculturas estão expostas no Jardim e a exposição estará aberta até o dia 2 de agosto. Convido a todos para virem”, conclama a curadora.

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.