Ouvindo...

Detento do semiaberto é morto a tiros após deixar penitenciária na Grande BH

Crime ocorreu momentos após detento deixar a penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves

Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves

Elbert Mark Silva, de 43 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (25), poucos metros após deixar a Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ele cumpria pena em regime semiaberto, quando o detento dorme na unidade prisional e é liberado para trabalhar durante o dia.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Elbert estava no sistema prisional desde 2015 e havia sido transferido de Santa Luzia para a penitenciária atual em novembro do ano passado. Ele tinha passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação.

O crime aconteceu enquanto ele caminhava em direção a um ponto de ônibus, logo após deixar a unidade. Um carro se aproximou e ocupantes dispararam várias vezes contra ele.al.

De acordo com a polícia, Elbert era conhecido como “Neca” e estaria ligado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O caso é investigado.

Leia também

Violência no sistema prisional

Um detento foi morto por um colega de cela durante uma briga na Penitenciária José Martinho Drumond, também em Ribeirão das Neves, na noite dessa quinta-feira (25).

Gabriel Henrique Ferreira, de 29 anos, e Brendaw Guimarães Timóteo, de 32, dividiam a cela dois da unidade prisional. Durante a ronda, os agentes foram surpreendidos pelo próprio Brendaw, que confessou o assassinato e entregou a arma usada no crime: uma faca artesanal.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.