Ouvindo...

Cursos gratuitos ensinam professores da rede estadual de MG a usar IA na criação de avaliações

Cursos têm carga horária de duas horas e contam com certificação; inscrições vão até este domingo (20)

São duas opções de curso para professores de perfis distintos

Os professores da rede estadual de Ensino de Minas Gerais podem participar de dois cursos gratuitos sobre uso de inteligência artificial (IA) na elaboração de itens de avaliação. A programação é toda online, pela Plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, com emissão de certificado. As inscrições vão até este domingo (20).

Cada curso tem carga horária de duas horas. As vagas são limitadas a 5 mil participantes por turma. As aulas acontecem entre esta segunda-feira (21) e o dia 5 de agosto.

Leia também

Opções de formação

Os cursos estão disponíveis em dois formatos, de acordo com o perfil dos educadores. A primeira é aberta a todos os professores da rede estadual. Já a segunda é destinada exclusivamente aos educadores vinculados à Banca Permanente de Avaliação, além de gestores e profissionais que atuam com avaliação na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Curso Geral de Elaboração de Itens com Uso de Inteligência Artificial (IA) é voltado a todos os professores da rede e aborda diferentes tipos de itens avaliativos, seus elementos estruturais, critérios técnicos de elaboração e revisão, além do uso consciente da IA como ferramenta de apoio. As inscrições podem ser feitas neste link.

Já o Curso de Elaboração de Itens com Uso de Inteligência Artificial (IA) – Banca Permanente é exclusivo para professores que já integram a Banca Permanente, bem como para gestores e educadores que atuam com a EJA. Embora o conteúdo técnico seja equivalente ao curso geral, essa versão oferece abordagens adaptadas às especificidades da modalidade. As inscrições estão disponíveis neste link.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.