Ouvindo...

Bombeiros tentam resgatar jacaré ferido com arpão de pesca em Lagoa Santa

Animal foi avistado na margem da Lagoa Central, no bairro Várzea, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

O animal foi avistado na manhã desta terça-feira (5), quando a corporação foi acionada para apoiar a captura do animal

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tentou resgatar um jacaré ferido com um arpão de pesca em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O animal foi avistado na manhã desta terça-feira (5), quando a corporação foi acionada para apoiar a captura do animal.

A ação também contou com o apoio dos servidores do Meio Ambiente da prefeitura da cidade. Segundo os bombeiros, o arpão pode ter sido cravado em um dos membros do animal em decorrência de uma tentativa de captura ilegal.

Leia também

A guarnição dos bombeiros atuou no isolamento da área e na tentativa de contenção do animal. Apesar disso, em uma aproximação, o jacaré se agitou e retornou para dentro da lagoa, o que frustrou a captura naquele momento.

A ação foi coordenada pela prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH).

Nova tentativa de resgate

O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que as autoridades municipais se comprometeram a monitorar o animal e uma nova tentativa de captura será realizada caso ele retorne à margem e a situação exija nova intervenção.

Segundo a Prefeitura de Lagoa Santa, uma equipe especializada está mobilizada e em prontidão no local e aguarda o momento em que o animal deixe a água, para que a captura seja realizada de forma segura e o arpão seja removido com o devido cuidado.

“A operação visa, acima de tudo, a preservação da saúde do animal e o cumprimento das normas ambientais. A Prefeitura reafirma o compromisso com a proteção da fauna local e com a segurança da população. A população será mantida informada sobre o andamento das ações e eventuais atualizações”, disse a administração municipal, em nota à Itatiaia.

*Sob supervisão de Edu Oliveira

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas