O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tentou resgatar um jacaré ferido com um arpão de pesca em
A ação também contou com o apoio dos servidores do Meio Ambiente da prefeitura da cidade. Segundo os bombeiros, o arpão pode ter sido cravado em um dos membros do animal em decorrência de uma tentativa de captura ilegal.
A guarnição dos bombeiros atuou no isolamento da área e na tentativa de contenção do animal. Apesar disso, em uma aproximação, o jacaré se agitou e retornou para dentro da lagoa, o que frustrou a captura naquele momento.
A ação foi coordenada pela prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH).
Nova tentativa de resgate
O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que as autoridades municipais se comprometeram a monitorar o animal e uma nova tentativa de captura será realizada caso ele retorne à margem e a situação exija nova intervenção.
Segundo a Prefeitura de Lagoa Santa, uma equipe especializada está mobilizada e em prontidão no local e aguarda o momento em que o animal deixe a água, para que a captura seja realizada de forma segura e o arpão seja removido com o devido cuidado.
“A operação visa, acima de tudo, a preservação da saúde do animal e o cumprimento das normas ambientais. A Prefeitura reafirma o compromisso com a proteção da fauna local e com a segurança da população. A população será mantida informada sobre o andamento das ações e eventuais atualizações”, disse a administração municipal, em nota à Itatiaia.
*Sob supervisão de Edu Oliveira