A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou, em caráter experimental, a operação de táxis-lotação com até sete lugares. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (8).
Com a mudança, a capacidade do serviço passa a variar de cinco a sete passageiros. Segundo a Superintendência de Mobilidade (Sumob), o objetivo é avaliar os impactos da ampliação tanto no transporte coletivo convencional quanto no táxi-lotação.
A equipe técnica do órgão será responsável pelo monitoramento e, ao fim do período de teste, fará um relatório de avaliação.
A administração municipal poderá encerrar o experimento a qualquer momento, desde que avise os taxistas com pelo menos um dia útil de antecedência.
Táxi-lotação da Serra em teste
No mês passado, a prefeitura também ampliou o trajeto do táxi-lotação da Avenida Afonso Pena, que passou a incluir ruas do bairro Serra, também em caráter experimental por 90 dias.
A medida busca atender à demanda crescente de usuários e avaliar os efeitos nos serviços de transporte público da capital.
Atualmente, BH conta com 130 táxis-lotação, que circulam entre as avenidas Afonso Pena e Contorno. Durante o teste no bairro Serra, equipes da Sumob vão acompanhar a operação.
Táxi ‘premium’ em Contagem
A Prefeitura de Contagem autorizou, nessa segunda-feira (6), a