Ouvindo...

Alerta a pais e mães: desafio do desmaio pode deixar sequelas e até causar a morte de crianças e adolescentes

MPMG adverte que a prática está se disseminando os jovens e que é preciso que os pais conversem com os filhos

MPMG alerta que desafio do desmaio se dissemia entre crianças e adolescentes (imagem ilustrativa)

O desafio do desmaio — que consiste em comprimir o tórax — voltou a se disseminar entre crianças e adolescentes e tem preocupado o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que, nesta semana, publicou um alerta nas redes sociais sobre os perigos desse estímulo.

Na postagem, a médica pediatra Marcela Damásio, servidora do MPMG, relata os riscos — que provoca asfixia, inconsciência e pode causar danos cerebrais e até mesmo a morte.

A promotora de Justiça Graciele Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CAO-DCA), disse que as crianças e adolescentes que participam dessa prática ou que as incentivam, inclusive os pais, respondem pelo o que ocorrer com as vítimas.

A também promotora Giovanna Carone, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), faz um apelo para que pais monitorem a vida dos filhos e conversem com eles na tentativa de evitar as falsas brincadeiras.

“Esses desafios podem acarretar problemas graves para a saúde e para o desenvolvimento de adolescentes e crianças”.

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.