Ouvindo...

Polícia Civil pede que vítimas de nudes falsos procurem delegacia em BH

O caso aconteceu entre estudantes do Colégio Santa Maria Minas — Unidade Floresta

Polícia Civil pede que vítimas de nudes falsos procurem delegacia em BH

No final da tarde desta quarta-feira (4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) compartilhou um comunicado com a orientação para as vítimas de nudes falsos gerados por Inteligência Artificial (IA) procurarem uma delegacia.

O caso é investigado na Delegacia Especializada de Apuração de Ato Infracional, em Belo Horizonte. O endereço é Rua Rio Grande do Sul, 661, bairro Barro Preto, na regional Centro-Sul.

As denúncias vieram a público nessa terça-feira (3) após um grupo de estudantes do Colégio Santa Maria Minas — Unidade Floresta — publicar uma nota de repúdio nas redes sociais.

As adolescentes alegam as fotos falsas eram geradas por colegas de escola.

À Itatiaia, um aluno de 16 anos, que não será identificado, relatou que mais de 20 meninas foram vítimas da ação.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) para solicitar urgência na apuração dos fatos.

Leia também

Escola se pronuncia

Em nota enviada à Itatiaia, o Colégio Santa Maria Minas se posicionou sobre as denúncias. A escola lamentou o ocorrido e detalhou as medidas pedagógicas e jurídicas adotadas. Abaixo, confira o comunicado na íntegra.

O Colégio Santa Maria Minas desenvolve sistematicamente atividades educativas voltadas ao uso ético e responsável da tecnologia, contemplando medidas de prevenção e combate das diversas formas de violência que ameaçam crianças e adolescentes, no mundo concreto e no ambiente digital.

Diante das denúncias, a instituição já adota medidas pedagógicas e jurídicas:

1 - Acolhida e escuta das vítimas e de seus familiares.
2 - Convocação e escuta do suposto autor e seus familiares.
3 - Aplicação de medidas disciplinares conforme o Regimento da Instituição.
4 - Intensificação de atividades formativas nas turmas do ensino médio sobre bullying e suas consequências jurídicas.
5 - O Conselho Tutelar, Ministério Público e Delegacia de Crimes Cibernéticos serão comunicados sobre o ocorrido.

O Colégio Santa Maria Minas lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e pautado pelo respeito mútuo. Todas as providências estão sendo tomadas com responsabilidade e transparência, em consonância com os valores institucionais e a legislação vigente. A instituição permanece à disposição das autoridades competentes e das famílias envolvidas para esclarecimentos e encaminhamentos necessários.”

Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.