Ouvindo...

‘Pegavam fotos das meninas com roupa e jogavam na IA’, diz estudante sobre nudes falsos em BH

O caso aconteceu entre alunos do Colégio Santa Maria Minas — Unidade Floresta

‘Pegavam fotos das meninas com roupa e jogavam na IA’, diz estudante sobre nudes falsos em BH

Um adolescente entrevistado pela Itatiaia detalhou a ação dos colegas acusados de utilizar Inteligência Artificial (IA) para fazer nudes falsos de meninas do Colégio Santa Maria Minas — Unidade Floresta —, em Belo Horizonte.

As denúncias vieram a público nessa terça-feira (3) após um grupo de estudantes publicar uma nota de repúdio nas redes sociais.

A Itatiaia conversou com um aluno, de 16 anos, que não será identificado. Ele não participou dos grupos, mas conhece algumas vítimas e os suspeitos.

O adolescente contou que mais de 20 meninas, desde o 7º ano ao 3º ano do Ensino Médio, foram vítimas da divulgação das imagens falsas.

“Os meninos pegavam fotos das meninas com roupa e jogavam na inteligência artificial, fazendo com que gerasse a imagem delas sem roupa”, explicou.

“Em outro grupo, eles competiam quem se masturbava mais para determinada foto”.
Aluno entrevistado pela Itatiaia

O estudante afirmou que o caso chegou à direção da escola no início do ano, mas que nada de concreto foi feito. “A direção não quis tomar as medidas, não sei o porquê”.

Segundo ele, um dos alunos envolvidos foi à escola hoje e passou o dia conversando com a diretora, mas saiu escoltado.

“Uma situação ruim, né? É prejudicial para a escola, sem dúvida. Mancha a imagem da escola. Uma escola tão boa quanto o Santa Maria não pode ter a imagem manchada por esses alunos. Então, eles têm que ser punidos da forma que devem ser punidos”, afirma.

Leia também

Escola se pronuncia

Em nota enviada à Itatiaia, o Colégio Santa Maria Minas se posicionou sobre as denúncias. A escola lamentou o ocorrido e detalhou as medidas pedagógicas e jurídicas adotadas. Abaixo, confira o comunicado na íntegra.

O Colégio Santa Maria Minas desenvolve sistematicamente atividades educativas voltadas ao uso ético e responsável da tecnologia, contemplando medidas de prevenção e combate das diversas formas de violência que ameaçam crianças e adolescentes, no mundo concreto e no ambiente digital.

Diante das denúncias, a instituição já adota medidas pedagógicas e jurídicas:

1 - Acolhida e escuta das vítimas e de seus familiares.
2 - Convocação e escuta do suposto autor e seus familiares.
3 - Aplicação de medidas disciplinares conforme o Regimento da Instituição.
4 - Intensificação de atividades formativas nas turmas do ensino médio sobre bullying e suas consequências jurídicas.
5 - O Conselho Tutelar, Ministério Público e Delegacia de Crimes Cibernéticos serão comunicados sobre o ocorrido.

O Colégio Santa Maria Minas lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e pautado pelo respeito mútuo. Todas as providências estão sendo tomadas com responsabilidade e transparência, em consonância com os valores institucionais e a legislação vigente. A instituição permanece à disposição das autoridades competentes e das famílias envolvidas para esclarecimentos e encaminhamentos necessários.”

Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.