A Secretaria de Educação de Minas Gerais iniciou nesta quarta-feira (28) a primeira etapa do Censo Escolar 2025. Todas as escolas do estado, públicas e privadas, devem registrar os dados no sistema Educacenso, do Governo Federal, até 31 de julho.
Considerado o principal levantamento estatístico da educação básica no país, o Censo Escolar é coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A coleta é dividida em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Neste primeiro momento, são reunidos dados sobre escolas, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula.
Em Minas Gerais, a ação é conduzida pela Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE/MG, que tem promovido orientações às equipes escolares. Uma live realizada pela Secretaria esclareceu dúvidas sobre o preenchimento e reforçou a importância do processo. A transmissão pode ser acessada neste link.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a relevância do levantamento.
“O Censo Escolar é uma base essencial para as decisões educacionais. Reafirmo nosso compromisso com um levantamento cada vez mais fiel à realidade das escolas, para que possamos aprimorar ainda mais a educação mineira”, afirma Igor de Alvarenga.
O Censo Escolar é o maior levantamento da educação básica no Brasil e reúne informações sobre todas as etapas e modalidades de ensino, incluindo Educação Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.