O minério de ferro produzido pela Itaminas em Sarzedo, na Grande BH, tem caminho aberto para chegar até o Oriente Médio. A Itaminas opera em Sarzedo e tem expectativa de produção de 8 milhões de toneladas em 2025. A nova abertura para o mercado internacional é viabilizada graças a um acordo firmado com a Hafeet Rail, empresa de transporte ferroviário criada para conectar os Emirados Árabes Unidos (EAU) e Omã por ferrovia.
O acordo, assinado em Abu Dhabi, marca a criação de um polo logístico e comercial para exportação direta de minério de ferro ao Golfo Pérsico. A cerimônia que formalizou a parceria inédita foi realizada no dia 22 deste mês.
A Hafeet Rail, primeira ferrovia transfronteiriça a conectar Omã e os EAU, atuará como integradora, conectando portos, zonas industriais e centros consumidores em toda a região. Por meio da Itaminas, será possível implementar operações conjuntas, compartilhando infraestrutura e conhecimento.
A iniciativa é possível e viável graças ao acordo entre a Itaminas e o Porto Sudeste, que permite o escoamento eficiente e competitivo do minério de ferro para a região do Golfo.
Após a oficialização do acordo, o próximo passo é concluir o projeto – que já está sendo desenhado - para viabilizar a exportação direta do minério de Sarzedo para o Oriente Médio.
‘Marco na história’
O acordo de cooperação foi assinado por Thiago Toscano, CEO da Itaminas, e Ahmed AlMusawa AlHashemi, CEO da Hafeet Rail.
“A assinatura desse acordo de cooperação representa um marco na história da Itaminas. Estamos avançando com firmeza no nosso projeto de internacionalização. Omã e os Emirados são parceiros estratégicos para o nosso futuro. Acreditamos na construção de uma cadeia de suprimentos mais sustentável, eficiente e de longo prazo”, afirma Thiago Toscano.
O CEO da Hafeet Rail, Ahmed AlMusawa AlHashemi, destacou a importância de um corredor integrado: “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Itaminas para oferecer soluções logísticas sustentáveis e completas, que conectarão cadeias globais de suprimento ao coração da região. Estamos lançando as bases para um corredor totalmente integrado que apoia o crescimento industrial e abre novas oportunidades para o setor de aço em Omã, nos Emirados e em toda a região.”