Ouvindo...

Homem que matou mulher a facadas em supermercado em MG pega pena pesada

O crime aconteceu no dia 17 de janeiro, quando o Gabriel Souza Lima Mendes invadiu o supermercado que a ex-namorada trabalhava e deferiu golpes de faca contra ela

Julgamento aconteceu na última quinta-feira (15) em Montes Claros

Homem acusado de matar a ex-namorada, Zélia Mariely, a facadas enquanto ela trabalhava em um supermercado em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, foi condenado a 45 anos e dez meses de prisão em regime fechado. O julgamento aconteceu na última quinta-feira (15).

Ainda segundo a sentença, o acusado, identificado como Gabriel Souza Lima Mendes, de 23 anos, não poderá recorrer da decisão em liberdade. O homem foi condenado ainda a pagar as custas processuais e indenizar a família da vítima em 30 salários-mínimos, cerca de R$ 45 mil. O caso é tratado como feminicídio.

A condenação entendeu que o crime aconteceu com emprego de meio cruel, com emprego de recurso que impossibilitou defesa da vítima, com uso de extrema violência, devido à quantidade de golpes de faca, sendo 15 ao todo, e foi planejado.

O homem não concordava com o fim do relacionamento, segundo apurou a Polícia Civil durante investigação. Zélia Mariely tinha terminado com o acusado em novembro de 2024 depois que foi agredida por ele na saída do trabalho.

Relembre o crime

O acusado, Gabriel Souza Lima Mendes, invadiu o supermercado em que a ex-namorada trabalhava portando uma faca e uma réplica de arma de fogo, próximo das 22h, no dia 17 de janeiro.

O homem se aproximou da vítima, que estava no caixa. Assim que percebeu a presença do ex-namorado, a jovem fugiu para outro ponto do estabelecimento, enquanto pedia socorro.

O acusado, então, perseguiu a vítima. Alguns compradores e outros funcionários do supermercado estavam no local, mas o homem apontava a réplica de arma de fogo para quem tentasse intervir.

Assim que se aproximou da ex-namorada, Gabriel Souza Lima Mendes deferiu golpes de faca na jovem, que atingiram pescoço, tórax e os braços, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Também foram constatados ferimentos de defesa na mão da jovem, o que indicou que ela tentou resistir ao ataque. Ela morreu no local.

A Polícia Civil apurou que o acusado não aceitava o fim do relacionamento com a vítima. Depois que a jovem terminou com o acusado, ele passou a ameaçá-la de morte. A Itatiaia tenta contato com a defesa de Gabriel Souza Lima Mendes. O espaço segue aberto.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas