Um deslizamento de terra atingiu várias residências no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada desta terça-feira (25). O incidente, que ocorreu por volta das 3h da manhã, na rua Chaparral, deixou moradores em estado de apreensão e causou danos significativos às estruturas locais.
Segundo relatos de moradores, um forte estrondo acordou os habitantes da área. O deslizamento provocou a queda de um muro de residência, além de derrubar padrões de água e luz. Uma caixa d'água também foi arrastada pela força da terra.
De acordo com a Defesa Civil, com a destruição da escada, duas moradias ficaram isoladas, afetando quatro moradores, que foram encaminhados para a casa de familiares.
A situação na área é descrita como ‘muito complicada’ pelos moradores. Vera Lúcia da Cruz relatou: "É uma situação muito ruim. Tem morador pulando janela porque não tem aonde passar, não tem saída. Danificou o fundo do quintal todo, completo”.
De acordo com informações dos moradores, um vazamento de água já era percebido na região antes do incidente. As fortes chuvas que atingiram a capital mineira nos últimos dias contribuíram para o agravamento da situação, culminando no deslizamento. A Copasa foi acionada.
Sob alerta
Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico forte nas regionais Noroeste, Oeste e moderado na regional Barreiro, até a próxima quinta-feira (27).
Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).