Vídeos enviados à reportagem da Itatiaia mostram o momento em que a forte chuva que atingiu Belo Horizonte e a Região Metropolitana durante a tarde desta segunda-feira (24), alagou a estação Eldorado, do metrô, em Contagem. Passageiros que chegavam e saíam do terminal precisaram caminhar em meio à água, que tomou conta dos túneis.
Procurada pela reportagem, a assessoria do Metrô BH informou que o alagamento foi causado “pela chuva intensa e que uma equipe de manutenção já está atuando no local para solucionar o problema”. Em outro ângulo, é possível ver ainda a água escorrendo pelas escadas do Metrô.
“Olha aí, pessoal, faz reforma privativa, mas os problemas são os mesmos.” Tudo alagado e as pessoas ilhadas ali dentro e outras aqui para cima”, afirma o homem que gravou o vídeo.
Vale lembrar que a previsão indica que o dia será de céu nublado, com chuvas, raios e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde, tanto em BH como na Região Metropolitana nesta segunda-feira (24).
Ao todo, 595 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de chuvas intensas, anunciou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado segue até as 10h desta terça-feira (25), mas pode ser renovado a qualquer momento. Segundo o órgão, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, no entanto, é baixo.
Os municípios ficam no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Noroeste e Norte de Minas. (Confira a lista de cidades, aqui).
Em caso de chuva muito forte, o Inmet recomenda que:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).