Ouvindo...

Frio e chuva? Veja qual a previsão do tempo para outono em BH

A nova estação chega na próxima quinta-feira (18) e se se estende até 20 de junho

Veja previsão do tempo

O outono começa oficialmente nesta quinta-feira (20) e, após um verão com chuva e calor dentro do esperado para a época, o belo-horizontino pode ter um abril com temperaturas mais amenas. Contudo, as primeiras semanas outonais devem ter mais precipitações que o normal — a nova estação vai até 20 de junho.

Em Minas, o outono é marcado, normalmente, pela redução das temperaturas e diminuição da umidade e do volume de chuva. “As temperaturas são mais amenas, especialmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã; o ar mais seco e o céu mais limpo e azul em virtude da ausência de nuvens”, explica Carlos Wagner Coelho, climatologista e professor Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

Nas áreas urbanas, o dia pode ser mais acinzentado à tarde em razão da estabilidade atmosférica e da concentração de material particulado.

Abril começa com chuva

Segundo Lucas Oliver, professor de geografia e cientista do clima, abril deve ter precipitação um pouco acima do normal para o mês — embora não tão volumosa quanto um verão. “Não são chuvas de muitos dias, nem muito volumosas. Provavelmente, teremos um mês mais fresco”, explicou. De acordo com o Inmet, as temperaturas nos próximos dias variam entre 17 °C e 28 °C.

Para Carlos Wagner, mesmo com a passagem de uma frente fria, no litoral do sudeste, que amenizou um pouco as temperaturas, o calor ainda permanecerá por algum tempo.

De acordo com Lucas, não se esperam ondas de calor como no ano passado. Mas, de acordo com Carlos Wagner, o fenômeno não está descartado. “Dados indicam a chance de episódios de onda de calor, que, para serem caracterizados como tal, precisam apresentar vários dias consecutivos de calor intenso e temperaturas acima da média histórica”, disse.

Leia também

A

Fim do verão

As últimas semanas de verão do belo-horizontino foram com muitos dias ensolarados. De acordo com Lucas Oliver, o período prolongado de seca aconteceu devido à atuação de um sistema de alta pressão, a massa de ar Atlântica, que impediu a formação de chuva desde o começo de fevereiro até março.

Já nessa segunda-feira (17), a cidade registrou uma tempestade forte. Conforme a Defesa Civil, Venda Nova e Barreiro tiveram 1/4 de toda a chuva esperada para o mês de março em apenas 2 horas — deixando regiões sob risco de deslizamento e desmoronamento.

A previsão do meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que a chuva siga até o fim da semana. “A intensificação de áreas de instabilidade atmosférica associadas ao calor e a alta umidade provocou as fortes chuvas ocorridas ontem. E, até o fim de semana, há previsão de chuvas e intensidade moderada a forte.”

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.