O Cristo Redentor foi reaberto a visitação na manhã desta terça-feira (18), após vistoria de técnicos da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, do Corpo de Bombeiros e a Delegacia do Consumidor.
Um dos maiores cartões postais do país havia sido
A declaração de óbito informa que o turista teve morte súbita de origem cardíaca com hipertensão essencial e uso de tabaco. O Samu, que chegou quase meia hora depois, não teve tempo hábil para o socorro. Em nota, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor afirmou que o posto médico estava fechado no momento.
Após o episódio, os órgãos estaduais fizeram a interdição parcial da bilheteria de vans e de trens, que acessam o corcovado, depois de constatar que os postos médico me da atração não funcionavam de acordo com o horário de abertura e visitação. Só foi possível chegar a pé na atarracai turística.
Durante a vistoria, foi determinado que uma ambulância esteja disponível no local enquanto houver turistas, e que sejam feitos alguns ajustes como melhora da acessibilidade, com a colocação de rampas de acesso, troca de extintor, e de placas de sinalização. A partir de agora, o novo horário de funcionamento dos postos médicos será das 7h às 19h.
Por meio de nota, o Parque Nacional da Tijuca disse que a responsabilidade do posto médico e da equipe de socorristas no local é da empresa concessionária Trem do Corcovado. A administração lamentou a morte e disse que se solidariza com a família da vítima e que vai abrir uma apuração para verificar as circunstâncias.
Já o Trem do Corcovado, disse que os socorristas começam a trabalhar às 8h, que seria o horário de chegada do primeiro trem no alto do Corcovado. Mas, como o turista subiu de van, acabou chegando antes.