MP denuncia motorista e empresário por acidente que matou 39 na BR-116 em Minas

O desastre aconteceu em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri de Minas Gerais, em 21 de dezembro do ano passado

MP denuncia motorista e empresário por acidente que matou 39 na BR-116 em MG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta segunda-feira (10) que denunciou o motorista da carreta e o proprietário da empresa de transportes, a HMA Transportes, pelo acidente que matou 39 pessoas na BR-116 em Minas Gerais.

O desastre aconteceu na altura de Lajinha, comunidade rural de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no dia 21 de dezembro do ano passado.

A denúncia foi oferecida por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Teófilo Otoni e determina que os acusados vão responder pelo homicídio das 39 vítimas e pela tentativa de homicídio de outros 11 sobreviventes que estavam no ônibus e em um carro envolvido no acidente.

Os crimes foram qualificados pelo uso de meio que resultou em perigo comum e que dificultou a defesa das vítimas.

Além disso, o motorista da carreta, identificado como Arilton Bastos Alves, também foi denunciado por ter fugido do local e não ter prestado apoio às vítimas.

O empresário vai responder por falsidade ideológica por inserir dados falsos sobre a carga para burlar fiscalizações.

Leia também

A denúncia do MPMG acontece após a conclusão do inquérito da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que indiciou a dupla pelos crimes.

O acidente

Trinta e nove pessoas, que estavam no ônibus de passageiros da empresa Emtram, morreram no desastre. O veículo saiu de São Paulo com 45 ocupantes e tinha como destino a três cidades da Bahia.

Segundo o inquérito da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o acidente foi provocado pelo desprendimento de uma pedra de granito do semirreboque, que foi atingida pelo ônibus da Emtram, que pegou fogo em seguida.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...