Ouvindo...

Vídeo: alunos são apreendidos após detonarem bomba em escola estadual de Belo Horizonte

Caso aconteceu na Escola Estadual Augusto de Lima, no bairro Funcionários; PM encontrou faca, isqueiro e soco inglês na mochila de um dos estudantes

Explosão foi filmada por câmera de segurança

Dois adolescentes, ambos de 16 anos, foram apreendidos após detonarem uma bomba na Escola Estadual Augusto de Lima, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O momento da explosão foi filmado por uma câmera de segurança do colégio. As imagens mostram o momento em que um dos estudantes deixa um artefato explosivo no corredor da unidade e corre. Com a explosão da bomba, é possível ver faíscas e muita fumaça.

Leia também

Conforme o boletim de ocorrência, a vice-diretora da escola acionou a Polícia Militar após ouvir um estouro com som característico de explosivo e notar a presença de grande quantidade de fumaça em um dos corredores do colégio durante o intervalo.

Ao chegar no local, a PM identificou dois estudantes, ambos de 16 anos, como os responsáveis pela bomba. Os dois já estavam na sala da diretoria e tiveram os pais acionados pela escola.

À polícia, um dos adolescentes admitiu que levou o explosivo para a escola, mas disse que pretendia utilizá-lo em um jogo de futebol. O menor contou que comprou a bomba no Centro de BH, próximo ao Mercado Central.

Já o amigo dele afirmou que estava no refeitório da escola quando foi chamado por outros alunos e desafiado a jogar a bomba. Ele afirma que acendeu o pavio e arremessou o explosivo por influência dos colegas.

Questionados pela polícia, os pais dos dois alunos disseram que não sabiam que os filhos tinham acesso ao material explosivo. A polícia ainda revistou as mochilas dos adolescentes e encontrou uma faca, um soco inglês, um isqueiro e um objeto pontiagudo semelhante a um tridente dentro da mochila do adolescente que comprou a bomba.

A mãe do menor que atirou o artefato justificou a atitude do filho dizendo que ele “possui laudo de autismo grau leve e frequentemente busca pertencimento social, sendo, por isso, facilmente influenciado por outros alunos”, diz o boletim de ocorrência.

Após serem apreendidos, os dois seguiram para a delegacia de menores. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) afirmou que “não houve feridos, não houve danos ao patrimônio e as aulas seguem normalmente”.

Nota da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

“Sobre o ocorrido nesta quinta-feira (27/2) na Escola Estadual Augusto de Lima, em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da unidade tomou as providências necessárias e acionou imediatamente o responsável pelo estudante e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ninguém ficou ferido, não houve danos ao patrimônio e as aulas seguem normalmente.

A SEE/MG reforça que, ao longo do ano letivo, promove diversas ações de conscientização e prevenção à violência no ambiente escolar, por meio do Programa de Convivência Democrática. A iniciativa, alinhada à Lei 23.366, de 2019, que institui a Política Estadual de Paz nas Escolas, visa promover o respeito, a cultura de paz e a convivência harmônica nas unidades de ensino”.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.